Fase verde em São Paulo tem liberação de atividades culturais e flexibilização do comércio, mas o uso da máscara ainda é indispensável.
A cidade de São Paulo passou para a fase verde do plano de flexibilização do Governo do Estado. Esta é uma das medidas de enfrentamento ao COVID-19. O avanço considerou a queda nos índices de contágio pela doença. A mudança já começa valer neste sábado, dia 10 de outubro. Por isso, o Blog SPXP vai mostrar uma lista do que pode e o que não pode e como fica o funcionamento dos estabelecimentos com essa novidade. E não esqueça: mesmo com a nova classificação, ainda é obrigatório o uso de máscaras.
CINEMA
A liberação dos cinemas é a maior novidade deste momento. Mas, tudo na maior segurança. As vendas de ingressos serão online para evitar aglomerações. As salas poderão funcionar com 60% da capacidade, espaçamento entre as poltronas e uso de máscaras é obrigatório durante as sessões.
ATIVIDADES CULTURAIS
Teatros, pequenas apresentações musicais, museus e bibliotecas que já têm protocolos assinados com a prefeitura também já podem funcionar. E a expectativa é que daqui duas semanas mais liberações aconteçam. Como para outros setores, a ocupação máxima será de 60% e o público poderá ficar em pé, desde que com distanciamento verificado por marcações.
SHOPPINGS CENTERS
Com a fase verde os shoppings centers podem funcionar por mais tempo. Agora ficam abertos por 12 horas. Também houve aumento na capacidade total: 60%.
ACADEMIAS
As restrições de horários nas academias parecem ter chegado ao fim — tempo de funcionamento passa de 6 para 12 horas — e na fase verde, é permitida a ocupação de 60% do espaço, ao invés dos 30% da fase anterior. A mesma regra vale para os salões de beleza. O atendimento precisa ser agendado em ambos os casos.
BARES E RESTAURANTES
Mesmo que mantida a regra de funcionar até às 23h, os bares e restaurantes tiveram sua capacidade de funcionamento aumentada. A capacidade de atendimento sobe para 60% e há o incentivo da ocupação de áreas externas, como calçadas, para dar vasão ao público em local mais ventilado.
ESCOLAS
As escolas públicas e particulares agora podem receber diariamente até 70% dos alunos, desde que respeitados os protocolos de higiene e distanciamento. Na fase anterior, a autorização era para que as escolas funcionassem recebendo até 35% dos estudantes.
AINDA NÃO PODE
Aglomerar ainda não é permitido. Portanto festas, baladas, torcidas em estádio, grandes shows com público em pé não estão autorizados mesmo na fase verde.
Texto por Christiane Disconsi