Bairro da Liberdade em São Paulo: Roteiro SPXP traz opções de lazer, história e gastronomia
Karaokê, mangá, sushi, sashimi, Hello Kitty, e muita história. O bairro mais japonês de São Paulo, a Liberdade, tem tudo isso e muito mais. A cultura oriental habita este reduto que é um paraíso digno de se turistar e fazer boas compras. As ruas são uma atração à parte, decoradas com as típicas lanternas “suzurantô e contam com jardins e templos com arquitetura tradicional. Foi difícil, mas no meio de tanta coisa boa, o Roteiro SPXP selecionou dez dicas para aproveitar ao máximo o bairro da Liberdade.
MUSEU DA IMIGRAÇÃO JAPONESA (BUNKYO)
Nosso passeio começa com história, claro. O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil ocupa três andares e tem mais de 97 mil itens, entre artigos usados no dia-a-dia pelos imigrantes, além de livros e pinturas que contam como foi a chegada e a permanência do povo nipônico no Brasil. Réplicas dos navios que trouxeram os primeiros imigrantes japoneses são um dos destaques entre as raridades expostas, considerados o ponto alto da visita
Rua São Joaquim, 381
www.museubunkyo.org.br
LIVRARIA SOL
Gosta de mangá e k-pop? Então seu lugar aqui. Além de cultura jovem, a Livraria Sol comercializa uma boa variedade de revistas, livros e quadrinhos importados do Japão. Também é muito procurada por vender itens para a prática do shodo, a arte da caligrafia japonesa. É ainda um dos melhores lugares para quem está tentando aprender japonês, chinês ou coreano, já que possui livros e revistas para todos os gostos. Entre as publicações, revistas de moda, música, cinema, decoração e muitas outras. Além disso, pode ser um bom lugar para conseguir livros tutoriais para artes milenares como feng shui e origami.
Praça da Liberdade, 153
livrariasol.com.br
LANCHINHO TEMÁTICO: HELLO KITTY
O Eat Asia é uma verdadeira ode à gatinha ícone da cultura japonesa: Hello Kitty. A experiência remete a uma tendência, de espaços temáticos, que já existe no Japão. Entre as comidinhas, um cardápio mais do que variado, de docinhos e biscoitos a hambúrgueres com a personagem estampada no pão. Para beber, há pink lemonade, chá mate com hibisco e cafés decorados, com a marca da gatinha, como tudo o que é servido no local.
Rua Thomáz Gonzaga, 61

CASTELINHO DO AMOR
O Palacete Conde de Sarzedas, também chamado de “Castelinho do Amor”, fica numa rua onde começou a tradição nipônica na Liberdade. Posteriormente, o arquiteto Ruy Ohtake projetou o prédio do Tribunal do Justiça nesse mesmo espaço, mas o Palacete foi tombado e restaurado. No local foi instalado o Museu e Centro Cultural do Tribunal de Justiça de São Paulo. O resultado da união dos dois prédios é uma curiosa combinação do antigo e do novo, coisas do centro de São Paulo.
Rua Conde de Sarzedas, 100
FEIRINHA DA LIBERDADE
A Feirinha da Liberdade foi criada com o objetivo de contar um pouco sobre a história dos orientais, através da culinária, do artesanato, da arte e da cultura. Na feirinha é possível encontrar pratos japoneses e chineses preparados na hora e com preços acessíveis. O tempurá, o yakissoba, o azuki (doce de feijão) e o guioza são algumas das opções mais consumidas. Porém, o destaque fica para os famosos bolinhos de polvo, chamados de takoyaki.
Praça da Liberdade – Estação Liberdade do Metrô

ALMOÇO JAPONÊS
O Espaço Kazu é um verdadeiro complexo gastronômico. Esta é a opção certa para quem busca conhecer a culinária tradicional japonesa. Entre os pratos, especialidades como os Teppan Yakis, os Teishokus e os Domburis, fartos e muito bem servidos. O restaurante não trabalha em sistema de rodízio. Mas, se a ideia é se acabar nos sushis e sashimis a dica é o Tanka Restaurante. O valor pago é único por pessoa, liberando o acesso a um bufê self-service bem variado.
Espaço Kazu - Rua Thomaz Gonzaga, 84/90
Tanka Restaurante - Praça da Liberdade, 149
MAIS COMPRAS E UMA BOQUINHA
O paraíso das compras é aqui na Liberdade. Além de itens típicos orientais voltados à decoração e culinária, há lojas especializadas em cosméticos e itens de beleza, espalhados pelas ruas dos Estudantes e Galvão Bueno. E dentro de todo esse comércio fantástico, o destaque vai para o Empório Azuki, que conta com mais de 12 mil itens de diversos países. E o melhor de tudo são as degustações nos corredores para conhecer novos produtos.
Rua Galvão Bueno, 16
emporioazuki.com.br
TEMPLOS
O Templo Busshinji faz parte da comunidade Budista Sōtōzenshu. Está cercado pelo silêncio e pela paz, sendo um lugar ideal para quem busca praticar a meditação e conhecer mais sobre a tradição do budismo. Já o Templo Lohan Shaolin Kung Fu oferece diversas atividades e aulas ligadas à cultura chinesa, como o kung fu e o budismo.O espaço é aberto para visitações e no local também é possível marcar aulas experimentais.
Templo Busshinji - Rua São Joaquim, 285
Templo Lohan - Rua Conselheiro Furtado, 445. institutolohan.com.br
JARDIM ORIENTAL
O Jardim Oriental é um pequeno espaço verde que abriga um lago com carpas coloridas. É um lugar bonito e tranquilo, ideal para belas fotos.
Rua Galvão Bueno, 72
KARAOKÊ
Para encerrar o passeio, não poderia faltar uma bela noite de Karaokê. A Chopperia Liberdade é o ponto de encontro para aqueles que desejam soltar a voz e comer espetinhos e petiscos típicos orientais, preparados pelo sushiman da casa. Outro atrativo do bar é a decoração exótica, com paredes vermelhas, estofados de couro, lanternas orientais, luzes coloridas, painéis que parecem aquários. Além da cantoria, também é possível jogar sinuca no local.
Rua da Glória, 523
Texto Por Christiane Disconsi