Saiba como é a experiência de ir até a Abadia Saint Sixtus, na Bélgica, e experimentar a melhor cerveja do mundo: Westvleteren XII !
Batata frita, waffle, chocolate e muita variedade de cervejas. Tudo isso já seria o suficiente para te convencer que a Bélgica é um lugar realmente incrível! Mas, além disso, na Bélgica você também pode experimentar a cerveja que é considerada a melhor do mundo: Westvleteren XII.
Mas precisa ir até a Bélgica para tomar essa cerveja? A princípio, sim. Essa cerveja é fabricada por monges e vendida somente na própria Abadia, que fica aproximadamente 140km de Bruxelas (capital da Bélgica), o que dá cerca de duas horas de carro.
Mesmo em Bruxelas ou outros lugares da Bélgica, é praticamente impossível encontrar essa cerveja para vender. E, indo até a Abadia, ainda há o risco de não conseguir comprar e nem ao menos provar essa maravilha.
Por conta de todas essas dificuldades, a melhor cerveja do mundo, também é considerada a mais rara.
Sabendo de todos os desafios, eu me arrisquei a conhecer esse lugar mágico para riscar de vez esse item da minha bucket list, afinal, todo cervejeiro de verdade deve ter como meta tomar essa cerveja.
O início da aventura em Bruxelas
A aventura começou em Bruxelas e, logo pela manhã, fui de metrô ao local em que pegaria o carro alugado. O primeiro sinal de que o dia seria maravilhoso foi a surpresa de receber um upgrade gratuito de modelo de carro e poder sair rodando pelas estradas da Bélgica com um carro lindão conversível (não sem antes perder quase uma hora na garagem tentando descobrir como abrir o teto do carro).

O caminho pelas estradas da Bélgica
Sair dirigindo pelas estradas da Bélgica é um passeio que, por si só, já vale a pena. As estradas são lindas, planas, vazias, bem cuidadas. E, sentir o vento no rosto enquanto olha toda essa paisagem, é uma sensação inexplicável.
No caminho, você ainda pode ver umas vaquinhas lindas e super simpáticas que chegam bem próximo ao carro para dar um “olá”.
Chegando ao destino - Abadia Trapista de Saint Sixtus
A Abadia Trapista de Saint Sixtus of Westvleteren na Bélgica, onde a cerveja é produzida, não é aberta a visitação, então não há como fazer um tour pela cervejaria ou conhecer o processo de produção. Ela é linda por fora e tem várias vagas para estacionar o carro logo ali e, pelo menos, logo pela manhã, ainda é tranquilo de conseguir uma vaga.
O entorno da abadia é bem tranquilo, calmo, silencioso, chega a dar uma paz, que logo é tomada pela ansiedade para, finalmente, tomar a melhor cerveja do mundo!

Bem em frente à Abadia tem o bar In de Vrede, que é aberto ao público e tem um menu de comidinhas deliciosas, e, claro, as famosas cervejas produzidas pelos monges.
As únicas formas de conseguir a tão desejada cerveja são:
- Reservando pelo telefone ou site muitos dias antes de ir até lá, assim você tem a garantia de que terá suas cervejas no dia e horário marcados. Mas tenha paciência, não é nada fácil conseguir esse agendamento.
- Tomar a cerveja no bar In de Vrede e, com sorte, conseguir comprar algumas para levar (atenção pois o bar não abre todos os dias, dizem que a fonte mais confiável é a página de Facebook do bar).
Experimentando a melhor cerveja do mundo: Westvleteren XII
Eu dei muita sorte e consegui pegar o bar ainda vazio, sentar, comer um queijinho também feito pelos monges e provar as três cervejas produzidas no local: Westvleteren Blond – Belgian Pale Ale, Westvleteren VIII - Dubbel e Westvleteren XII – Quadrupel (a famosa!).


Mas e aí, é a melhor cerveja do mundo?
É difícil responder essa pergunta, pois o gosto de cada um é muito particular. Eu amo cervejas belgas e amo o estilo quadrupel. Essa cerveja tem o sabor bem equilibrado, é encorpada, cremosa e tem boa carbonatação. Eu realmente achei sensacional!
Mas você precisa conhecer a Westvleteren XII e descobrir se, para o seu gosto, ela também é a melhor do mundo.
E a boa notícia é que você não precisa necessariamente ir até a Bélgica para isso! A SPXP, em parceria com a L-atitude Beer, leva a melhor cerveja do mundo até você!
Confira a experiência disponível para grupos de até 10 pessoas no site da SPXP.
Cada participante vai receber uma Westveleteren XII em casa e ainda vai conversar ao vivo com uma especialista para conhecer melhor a história e descobrir a forma correta de tomar essa cerveja. Afinal, a melhor do mundo merece ser apreciada da melhor forma!
E, nessa experiência, você irá ganhar um copo de cerveja trapista para experiência ficar completa. Também receberá e poderá degustar uma quadrupel brasileira super premiada, a Wals Quadrupel. Será que a nossa quadrupel pode ser comparada com a melhor do mundo?
A experiência de ir até a Bélgica e fazer esse passeio é incrível, mas com todos os desafios e em meio ao cenário em que vivemos hoje, vale a pena pegar esse atalho e, finalmente, provar a melhor e mais rara cerveja do mundo!
Dicas adicionais:
- Se beber, não dirija! Se for visitar a Abadia de carro, leve alguém com você que será o motorista da rodada e irá experimentar as cervejas apenas no hotel.
- Na Bélgica, os idiomas oficiais são o neerlandês, francês e alemão, então, não é muito fácil ler as placas nas estradas. Não tem nem um inglês pra facilitar a vida. Ou você paga adicional no aluguel do carro e já sai com um gps ou você compra um chip de internet por lá e usa o gps do celular (o que vale muuito a pena e te leva certinho na abadia).
- O endereço da abadia é: Donkerstraat 12, 8640 Vleteren, Bélgica
- Para brasileiro dirigir na Bélgica não precisa de permissão internacional para dirigir (PID), só precisa ter a sua CNH brasileira, seu passaporte e um cartão de crédito internacional para o aluguel do carro.
- Há outras formas de chegar na Abadia, mas são mais complicadas. A cidade fica em um lugar bem remoto e é um pouco difícil conseguir chegar de transporte público. De qualquer forma, é possível.
- Algumas pessoas ficam hospedadas em Poperinge, cidade próxima que oferece uma boa estrutura hoteleira. Eu saí de Bruxelas, visitei a Abadia e aproveitei e segui pra Bruges, onde fiquei por uma noite. Da Abadia para Bruges dá aproximadamente uma hora de carro (70 km). Assim você consegue combinar o passeio com Bruges, que é uma cidade que você PRECISA visitar na Bélgica.

Foto do centro de Bruges
Texto por Jaqueline Fontes